Emissão Renascença | Ouvir Online

Se o "like" fosse um voto, Paulo de Morais seria o próximo presidente

01 jul, 2015 • Matilde Torres Pereira (texto) e Rodrigo Machado (gráfico)

A Renascença volta a olhar para o Facebook para medir a popularidade dos candidatos presidenciais. Paulo de Morais continua a ocupar o Palácio de Belém virtual.

Se o "like" fosse um voto, Paulo de Morais seria o próximo presidente
Na corrida às eleições presidenciais, os candidatos estão ainda a ganhar balanço para a campanha, que só arranca oficialmente no final do ano. Até lá, a Renascença repete a análise mensal à popularidade no Facebook das figuras que se vão alinhando para tentar chegar a Belém.

Tal como no mês passado, o candidato que sai vitorioso no "campeonato" do Facebook é o independente Paulo de Morais. O ex-vereador da Câmara do Porto conseguiu angariar mais de 600 "likes" durante o mês de Junho e tem uma página muito activa, com actualizações diárias que granjeiam milhares de "likes" e dezenas de comentários de apoio.

Atrás de Morais, mas à distância de mais de 25 mil "likes", surge Paulo Freitas do Amaral, o autarca da freguesia da Cruz Quebrada, em Oeiras. Curiosamente, o candidato, que é militante do CDS-PP mas que se candidata como independente, não só não conseguiu mais apoiantes no Facebook como desceu desde o mês passado. Tal pode dever-se ao facto de ter criado uma nova página, que tem 1.425 "likes".

Somadas as páginas, Freitas do Amaral chega aos 15.497 "likes", uma subida de cerca de 1.500 "gostos" desde final de Maio.

Em terceiro lugar, surge novamente o possível candidato apoiado pelo Partido Socialista, Sampaio da Nóvoa, que subiu mais de mil "likes" este mês e que tem reforçado a actualização da sua página de Facebook. O espaço tem agora "posts" quase diários que reportam as actividades de angariação de apoiantes do candidato.

Neto conquista 700
Por fim, uma pequena ultrapassagem: o socialista Henrique Neto, que aparecia no fim do "ranking" em Maio, sobe agora e fica à frente de Orlando Cruz, o candidato do Norte que quer criar e liderar o "Partido Esperança Popular".

Neto conseguiu angariar mais 700 apoiantes no Facebook durante o mês de Junho, e a página aparenta estar a ser gerida profissionalmente, com actualizações regulares, fotografias oficiais, "slogans" e logos de campanha e "hashtags".

Os números de Orlando Cruz são mais difíceis de analisar porque este não tem uma página de figura pública, apenas uma página pessoal com 2.111 amizades.

A liga dos putativos
Os hipotéticos presidenciáveis que ainda podem ou não chegar-se à frente continuam a somar apoiantes no Facebook, nomeadamente Rui Rio e Pedro Santana Lopes.

O ex-presidente da Câmara do Porto não tem Facebook, mas existem pelo menos cinco páginas de apoio, desde uma plataforma independente de apoiantes à página de um grupo de cidadãos que gostaria de o ver como primeiro-ministro num futuro próximo. Tudo somado, são mais de 25 mil "likes", o que, ao concretizar-se numa candidatura, poria Rui Rio nos calcanhares de Paulo de Morais no que toca à popularidade virtual.

Já o ex-primeiro-ministro e actual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conta com 17.456 "gostos", apenas uma ligeira subida face ao mês passado, mas um número que o coloca nos lugares de topo deste "ranking".

Por fim, a socialista Maria de Belém Roseira continua com o seu estatuto de quase anonimato na internet, com uma meros 467 "likes", mais 16 que no final de Maio.