Emissão Renascença | Ouvir Online

Confirmado. Miguel Albuquerque é o sucessor de Jardim no PSD Madeira

29 dez, 2014

Foi "um dia histórico" e "uma lição de maturidade democrática". O novo líder prometeu apresentar um novo "horizonte de esperança".

Confirmado. Miguel Albuquerque é o sucessor de Jardim no PSD Madeira

Miguel Albuquerque venceu a segunda volta das eleições internas do PSD-Madeira e sucede a Alberto João Jardim, que esteve no cargo durante 40 anos.

Segundo os dados divulgados pelo PSD/Madeira, Miguel Albuquerque derrotou na segunda volta das eleições internas do partido o actual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, alcançando 3.949 votos (64,06%). O candidato derrotado conseguiu 2.216 votos (35,94%).

Num universo de 7.163 militantes em condições de votarem, 6.232 foram às urnas, registando-se uma afluência às urnas de 87%. Foram também apurados 13 votos brancos e 54 nulos.

Miguel Albuquerque venceu em 10 dos 11 concelhos (só perdeu na Ponta do Sol) e em 46 das 54 freguesias da Região Autónoma da Madeira. Na primeira volta o antigo presidente da Câmara do Funchal já tinha ganho com 47,5% dos votos.

"Um dia histórico" e "uma lição"
O presidente eleito do PSD/Madeira afirmou que pretende vencer as eleições legislativas regionais antecipadas com maioria absoluta. "Neste momento, é vencer as eleições com maioria absoluta", disse Miguel Albuquerque, no discurso de vitória, no Funchal. O PSD/M viveu um "dia histórico" e que os militantes votaram "livremente e deram uma lição de maturidade democrática".

"A partir de agora não existe adversários, mas companheiros de jornadas", disse, salientando ter sido aberto "um novo ciclo político para o PSD e para a Madeira".

O novo líder prometeu apresentar um novo "horizonte de esperança" aos madeirenses e portosantentes, tendo defendido a necessidade de "romper bloqueios e isolamentos" e ganhar "notoriedade".

"Há que estabelecer pontes permanentes de diálogo com o Estado e a República", defendeu, prometendo mobilização para vencer as próximas eleições regionais, que "devem ser antecipadas".

Para Albuquerque, o partido "não deve jogar à defesa" e ganhará "de forma concludente" as eleições antecipadas que deverão acontecer em Março ou Abril do próximo ano.

Miguel Albuquerque revelou ainda que Alberto João Jardim e Pedro Passos Coelho já o felicitaram pela vitória no ato eleitoral.

De delfim a adversário
Já foi um delfim de Jardim, mas tornou-se seu adversário e até o desafiou nas eleições directas de 2012. Perdeu, como era previsível, mas teve um bom resultado e marcou posição e preparou o caminho para quando tocasse mesmo a hora da sucessão.

Advogado especializado em Direito Criminal e Direito de Família, Miguel Albuquerque foi presidente da Câmara do Funchal entre 1994 e 2013. Antes já tinha sido deputado na Assembleia Legislativa Regional e ocupou vários cargos dirigentes no PSD-Madeira.

Com 53 anos, é também conhecido pela sua paixão pelo cultivo de rosas. Publicou até um livro sobre “Roseiras Antigas de Jardim” e faz parte da Royal National Rose Society.