Emissão Renascença | Ouvir Online

António Costa convida Livre a participar no congresso do PS

28 nov, 2014 • Susana Madureira Martins

Reunião magna socialista decorre no próximo fim-de-semana.

António Costa convida Livre a participar no congresso do PS

O Livre vai participar no congresso do PS. É a primeira vez que um partido sem assento parlamentar é convidado pelos socialistas para uma reunião magna.

O secretário-geral socialista tinha participado no primeiro congresso do Livre em Outubro e retribui agora o convite para a reunião do PS.

Já foram várias as vezes que António Costa deu uma “piscadela de olho” ao Livre. Recentemente em Coimbra chegou mesmo a registar como positiva a emergência de novos movimentos políticos que procuram quebrar o que o líder socialista diz ser o “sectarismo anti-PS” que tem bloqueado o diálogo na esquerda portuguesa. Isto tudo à mistura com críticas mais ou menos implícitas ao PCP e ao Bloco de Esquerda.

O novo secretário-geral socialista dá assim a mão ao novo partido de Rui Tavares convidando-o a assistir ao congresso de Lisboa.

Depois das eleições primárias e das directas, a intenção do novo líder socialista é mesmo abrir o partido aos não militantes. O pretendido virar de página vai ao ponto de pôr independentes a falar em pleno congresso numa situação inédita no partido. É o caso de Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade Nova de Lisboa, que, de resto, já tinha sido colaborador de António José Seguro.

Também a investigadora Raquel Seruca, o constitucionalista Jorge Reis Novais ou Maria Manuel Leitão Marques, coordenadora da moção política de António Costa e ex-secretária de Estado de José Sócrates.

O congresso do PS realiza-se este sábado e domingo, no Parque das Nações, em Lisboa.