Emissão Renascença | Ouvir Online

Rumo à paz no PS, um segurista vai coordenar ideias do partido

02 out, 2014 • Eunice Lourenço

António Costa chegou a acordo com Álvaro Beleza, representante de Seguro. Objectivo: a pacificação do PS.

Rumo à paz no PS, um segurista vai coordenar ideias do partido
Álvaro Beleza, um dos membros da direcção socialista de António José Seguro, vai coordenar o trabalho mais ideológico do PS, nomeadamente, o que diz respeito ao Laboratório de Ideias.

A decisão constitui uma das consequências do acordo negociado entre António Costa - vencedor das primárias de domingo e líder de facto do partido - e Álvaro Beleza, representante da direcção de Seguro.

Costa e Beleza reuniram-se na quarta-feira para conversarem sobre a pacificação do PS e, soube a Renascença junto de fonte ligadas a esta negociação, chegaram a um acordo para a inclusão da corrente derrotada nas primárias. Álvaro Beleza é, aliás, o ideólogo das eleições primárias no PS e, depois da derrota de Seguro, passou a ser visto como um eventual agregador dos apoiantes do líder derrotado. 

Logo na segunda-feira, em declarações à Renascença, este médico e membro da direcção socialista disse não estar disponível para criar qualquer tendência no partido, defendendo uma estratégia de unidade.

Agora, esse caminho já começou a ganhar forma, com o acordo entre Beleza e Costa. O entendimento estabelecido irá garantir lugares aos apoiantes de Seguro nos vários órgãos do PS e também nas próximas listas de candidatos à eleições legislativas do próximo ano. Os lugares para os "seguristas" poderão chegar a um terço.