Emissão Renascença | Ouvir Online

Tensão no PS. A campanha chegou ao grupo parlamentar

18 set, 2014 • Susana Madureira Martins com Lusa

Seguro quer reduzir deputados, Costa não quer ouvir falar disso.O tema esteve esta quinta-feira em discussão no grupo parlamentar socialista. Uma reunião com ambiente muito tenso.

Tensão no PS. A campanha chegou ao grupo parlamentar
A comissão política nacional do PS vai reunir-se a 30 de Setembro para debater as propostas de António José Seguro para alterar o sistema político. Em destaque está a ideia de reduzir o número de deputados, que mereceu duras críticas de António Costa.

Na quarta-feira, o PS forçou a discussão da redução do número de deputados com um agendamento potestativo para 1 de Outubro, poucos dias depois das eleições primárias que podem levar António Costa, opositor da medida, a ser o candidato do PS a primeiro-ministro.

O tema esteve esta quinta-feira em discussão no grupo parlamentar socialista numa reunião com ambiente muito tenso.

A marcação de uma reunião da comissão política sobre o tema foi sugerida pelo líder parlamentar do PS, Alberto Martins, depois de o socialista Jorge Lacão, apoiante de Costa nas primárias do partido, ter proposto que a bancada tomasse uma posição comum sobre esta matéria.

Alberto Martins rejeitou uma votação, Lacão lamenta e disse aos jornalistas, no final da reunião, que a "esmagadora maioria" dos deputados socialistas está contra a proposta "não séria" do secretário-geral.

Jorge Lacão - que negociou a revisão constitucional de 1997 que abriu a porta a uma redução do número de deputados até 180 - insistiu que "não é no último ano de uma legislatura, em vésperas de eleições, quando é preciso garantir a estabilidade no funcionamento do sistema democrático e garantir que os partidos se concentrem nas soluções de alternativa política, que se trata de uma matéria destas a analisar no início das legislaturas".