Emissão Renascença | Ouvir Online

Manifesto propõe “círculos uninominais”

24 ago, 2014

Documento apresentado dia 27 de Agosto quer também contas auditadas dos partidos.

Um grupo de 30 personalidades portuguesas criou um manifesto a propor uma reforma urgente do sistema eleitoral e mais transparência no financiamento dos partidos.

O documento é assinado por personalidades com ligações ao PS, ao PSD ou CDS. Entre os autores contam-se José Ribeiro e Castro, deputado do CDS-PP, e o ex-ministro das Finanças, Campos e Cunha.

O grupo quer combater um sistema político viciado, contou à Renascença, Henrique Neto, um dos subscritores.

“Este conjunto de pessoas achou que tinham que fazer alguma coisa no sentido de melhorar a nossa democracia. Foi um processo lento mas chegou-se a este manifesto que representa um desejo de cidadania destas pessoas que pretendem alertar o país para este grande problema que é o mau funcionamento do nosso sistema político”, disse.

O manifesto, que dá pelo nome "Por uma Democracia de Qualidade", vai ser apresentado no próximo dia 27 de Agosto.

Os signatários inclinam-se para "um modelo de conjugação entre a eleição dos deputados em listas plurinominais e a introdução de uma componente de círculos uninominais", que "garanta sempre a proporcionalidade justa e impecável da representação parlamentar".

Num segundo momento, em relação ao financiamento dos partidos, defendem que as contas dos partidos sejam auditadas por entidades independentes e credíveis, nomeadamente um "corpo de auditores especiais no âmbito da Procuradoria-geral da República, uma secção especializada do Tribunal de Contas e o recurso necessário a auditores externos".