Emissão Renascença | Ouvir Online

Sócrates é “novo” para pôr de lado o regresso à política

10 mai, 2014

Ex-primeiro-ministro deu uma conferência no Festival Literatura em Viagem, em Matosinhos.

Sócrates é “novo” para pôr de lado o regresso à política

José Sócrates admite que poderá voltar à vida política activa, mas explica que, para já, não tem qualquer intenção ou plano para o fazer.

Em declarações em Matosinhos, à margem da cerimónia de abertura do Festival Literatura em Viagem, o ex-primeiro-ministro diz que se sente feliz na condição de espectador da actualidade, mas considera-se demasiado novo para uma reforma da vida política activa.

“Portugal precisa de todos os portugueses e eu comporto-me como um cidadão português. Sou um cidadão português que estive dois anos afastado do debate político e que regressei para dar o meu ponto de vista porque sinto que isso é um dever que tenho comigo próprio. Sou novo, nunca se pode dizer que ponho tudo de lado, agora não tenho nenhuma vontade, nenhum plano, nenhuma intenção de regressar à política porque estou feliz assim”, disse Sócrates.

José Sócrates que esteve dois anos em Paris a estudar Filosofia fez esta sexta-feira uma conferência dedicada à literatura e às viagens e não quis falar de política.

“Durante 30 anos estive muito condicionado pelas responsabilidades que tinha: responsabilidades no Governo, no grupo parlamentar, no partido. Agora não, tenho essa estranha e doce liberdade de responder apenas perante mim próprio e não tenciono desfazer-me dela tão cedo”, acrescenta.