Emissão Renascença | Ouvir Online

Está em curso a nona remodelação no Governo

19 dez, 2013

Secretário de Estado que esteve envolvido no diploma que prevê cortes médios de 10% nas pensões da função pública deixa o Executivo. Vai haver mais saídas.

Está em curso a nona remodelação no Governo

O secretário de Estado da Administração Pública está de saída do Governo. Ao que a Renascença apurou, Hélder Rosalino sai a seu pedido. Esta é a nona remodelação governamental em cerca de dois anos e meio de legislatura.

O Executivo de Passos Coelho já confirmou à Renascença que está em curso uma remodelação nas secretarias de Estado e deixa para "momento oportuno" a divulgação dos nomes de quem vai sair, além de Hélder Rosalino, e de quem vai entrar.

O secretário de Estado da Administração Pública exercia funções desde o início da legislatura e tem tido a seu cargo toda a negociação para as reduções da função pública. É também da sua responsabilidade o diploma da convergência das pensões do sector público com as do privado, que implica um corte médio de 10% nas pensões da Caixa Geral de Aposentações. Este diploma é dos mais polémicos da legislatura, tendo sido enviado para o Tribunal Constitucional pelo Presidente da República.

Mas haverá mais mexidas em curso. A "Correio da Manhã TV" avança que os secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d'Avila, e da Justiça, Fernando Santo, também devem deixar o Governo.