Emissão Renascença | Ouvir Online

Novos ministros podem tomar posse quarta-feira

22 jul, 2013 • Paula Caeiro Varela

Primeiro-ministro deve apresentar formalmente, amanhã, ao Presidente da República as mexidas no Governo.

A tomada de posse dos novos ministros do Governo de coligação pode acontecer já na quarta-feira, apurou a Renascença junto de fontes da maioria.

O primeiro-ministro deve ir amanhã ao Palácio de Belém apresentar, formalmente, as alterações no elenco governativo ao Presidente da República.

Nesta remodelação governamental, Paulo Portas é promovido a vice-primeiro ministro. Até agora, o líder do CDS desempenhava funções de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

O gestor António Pires de Lima vai ser o novo ministro Economia, substituindo Álvaro Santos Pereira, tal como a Renascença adiantou há mais de duas semanas.

Jorge Moreira da Silva, o primeiro vice-presidente do PSD é apontado para ministro do Ambiente e da Energia, embora ainda sem confirmação por parte do gabinete do primeiro-ministro.

Depois da tomada de posse do novo elenco, o Governo decidirá sobre os termos da moção de confiança que vai apresentar no Parlamento. Tudo indica que pode ser na próxima semana. Há uma sessão plenário agendada para dia 29, mas pode ser marcada outra data, tem é de ser no terceiro dia a seguir à apresentação do voto de confiança. 

O Presidente da República anunciou ontem, numa declaração ao país, a decisão de manter o Governo em funções.

Cavaco Silva considerou que esta era a melhor saída para a crise política das últimas semanas, depois do falhanço nas negociações para um compromisso de salvação nacional entre PSD, CDS e PS, que tinha sido proposto pelo próprio chefe de Estado, no dia 10 de Julho.

[notícia actualizada às 19h27]