Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco Silva quer solução mais ampla para Governo

05 jul, 2013 • Eunice Lourenço

Presidente ainda vai ouvir partidos e não tomará decisões antes de terça-feira.

Cavaco Silva quer solução mais ampla para Governo

O Presidente da República quer uma solução mais ampla de governação. Ao que a Renascença sabe, Cavaco Silva entende que é preciso ir para além da actual maioria de forma a conseguir uma solução mais duradoura e já transmitiu isso ao primeiro-ministro, mas também ele próprio irá trabalhar nesse sentido.

A questão para Cavaco Silva não passa por Paulo Portas continuar ou não no Governo. Vai muito para além disso. O Presidente da República quer uma solução mais ampla de Governo, que garanta consenso e estabilidade. Essa solução que o Presidente quer mais ampla e mais sólida tanto pode passar por inclusão de elementos da área socialista, como pela presença de personalidades com peso na sociedade portuguesa.  

Tanto de forma pública como em privado, Cavaco Silva tem ouvido muitos apelos à procura dessa solução alargada. E foi isso mesmo que terá pedido a Pedro Passos Coelho na reunião desta quinta-feira. O primeiro-ministro chegou a Belém com um acordo de princípio com o CDS e saiu de lá a dizer que vai procurar um reforço do apoio político.

Esse acordo com o CDS, em que fica claro que este partido vai continuar a apoiar o Governo, permite aliviar um pouco a pressão e ganhar tempo para tentar alargar a solução.

E, entretanto, o Presidente também irá fazer o seu caminho sem urgência. Cavaco Silva marcou as primeiras reuniões com os partidos para segunda-feira e não deve tomar decisões antes de terça ou quarta, depois de os ouvir todos. E já hoje, como tinha previsto antes das reviravoltas políticas desta semana, o Presidente promove em Belém um Encontro de Economistas para discutir Portugal no período pós-troika.

[notícia actualizada às 02h32]