Emissão Renascença | Ouvir Online

Uma tomada de posse com o Governo a tremer

02 jul, 2013

Elementos do CDS-PP que fazem parte do Governo não estiveram na cerimónia de tomada de posse de Maria Luís Albuquerque.

Uma tomada de posse com o Governo a tremer
Seis minutos bastaram para o Presidente da República dar posse à nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e à sua equipa de secretários de Estado. A cerimónia começou às 17h00, minutos depois de ter sido noticiada a demissão de Paulo Portas. Elementos do CDS-PP que fazem parte do Governo não estiveram na cerimónia. O primeiro-ministro Passos Coelho estave na cerimónia, mas não fez declarações aos jornalistas.

Seis minutos bastaram para o Presidente da República dar posse à nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e à sua equipa de secretários de Estado. A cerimónia começou às 17h00, minutos depois de ter sido noticiada a demissão de Paulo Portas.

Cavaco Silva deu posse a novos governates numa altura em que a estabilidade do Executivo está em risco. Paulo Portas, que tinha subido a número 2 na hierarquia do Governo após a saída de Vítor Gaspar, demitiu-se por discordar precisamente da escolha de Maria Luís Albuquerque.

O primeiro-ministro Passos Coelho estave na cerimónia, mas não fez declarações aos jornalistas. Aliás, ninguém prestou declarações. Nota especial para a ausência dos ministros do CDS: nem Pedro Mota Soares nem Assunção Cristas estiveram presentes. Já Vítor Gaspar, que se demitiu segunda-feira, esteve na cerimónia de tomada de posse da sua sucessora.

Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, tomou posse como ministra de Estado e das Finanças. Dos cinco secretários de Estado que tomaram posse, dois são novos e três mantêm-se.

Joaquim Pais Jorge deixou a presidência do conselho de administração da Parpública para substituir Maria Luís Albuquerque na secretaria de Estado do Tesouro. Hélder Reis, que estava à frente do Gabinete do Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças, foi nomeado para o lugar de Luís Morais Sarmento na secretaria de Estado do Orçamento, ficando ainda com o cargo de adjunto de Maria Luís Albuquerque.

Da equipa do ministro cessante Vítor Gaspar foram reconduzidos Manuel Rodrigues, como secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, como secretário de Estado da Administração Pública.