Emissão Renascença | Ouvir Online

Máfia italiana recebeu ajudas europeias destinadas à agricultura

24 nov, 2012

Os suspeitos, alguns dos quais a cumprir penas de prisão, aproveitaram um vazio legal para, ao longo de 20 anos, para ganhar milhões.

Vários chefes da máfia italiana, a maioria da Sicília, receberam mais de dois milhões de euros em ajudas comunitárias destinadas à agricultura. A fraude foi detectada pelo Tribunal de Contas de Itália.

Os suspeitos, alguns dos quais a cumprir penas de prisão, aproveitaram um vazio legal para, ao longo de 20 anos, para ganhar milhões. É que até 153 mil euros, os beneficiários de fundos comunitários não têm de apresentar registo criminal.

As autoridades italianas, responsáveis pela gestão de fundos da Política Agrícola Comum (PAC) alegam que até há pouco tempo nem sequer tinham uma lista dos mafiosos para comparar com a dos beneficiários das ajudas. A Comissão Europeia considera que cabe aos Estados-membros impedir as ilegalidades e recuperar os apoios pagos indevidamente.

Entre os benificiários deste esquema está Gaetano Riina, actualmente preso, que é irmão de Salvatore Riina, o antigo "capo" supremo da máfia italiana.