Emissão Renascença | Ouvir Online

ONU aplaude cessar-fogo na Terra Santa

22 nov, 2012

Israel confirmou o entendimento com a Palestina, ressalvando contudo que não irá levantar o bloqueio aos territórios palestinianos.

ONU aplaude cessar-fogo na Terra Santa
Depois de oito dias de ofensiva militar israelista e de resposta com lançamento de rockets por parte dos palestinianos, Israel e o movimento Hamas acordaram um cessar-fogo em Gaza. O acordo foi conseguido com a mediação do Egipto, e durante a visita da secretária de estado norte-americana à região. Ao todo, os oito dias de violência provocaram 162 mortos, entre 37 crianças e 11 mulheres. Do lado de israel há a registar a morte de 3 civis e um soldado.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apela a Israel e ao Hamas para cumprirem o cessar-fogo e manifesta o seu agrado pela mediação do conflito, levada a cabo pelo Egipto.

Depois de oito dias de violência, que provocaram a morte de 162 palestinianos e de cinco israelitas, Israel confirmou o entendimento, ressalvando contudo que não irá levantar o bloqueio aos territórios palestinianos.

O Governo israelita alega que é necessário controlar o movimento de radicais palestinianos, para evitar atentados como o de ontem, contra um autocarro em Telavive, que feriu 27 pessoas - algumas das quais com gravidade.