Emissão Renascença | Ouvir Online

Crise em Portugal e Espanha marca cimeira Ibero-americana

16 nov, 2012 • Paula Caeiro Varela, enviada a Cadiz

"Mais América Latina na Europa e em Espanha é uma receita imbatível para enfrentar os actuais desafios", afirmou o primeiro-ministro espanhol.

Crise em Portugal e Espanha marca cimeira Ibero-americana

A grave crise que afecta Portugal e Espanha foi um dos temas a marcar o arranque da Cimeira Ibero-americana, esta sexta-feira, na cidade espanhola de Cadiz.

Na abertura dos trabalhos, o secretário-geral da cimeira, Enrique Iglesias, afirmou que “Espanha e Portugal atravessam uma aguda crise económica, com profundos custos sociais” e manifestou solidariedade com os povos e os governos dos dois países.

Por outro lado, salientou Enrique Iglesias, “os países americanos desta comunidade vivem um período especial nas suas economias, que leva a pensar que esta pode ser a década da América Latina”.

O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, que se estreia em cimeiras Ibero-americanas, pediu mais América Latina na Europa.

“Se no passado a América Latina foi uma oportunidade para Europa, hoje a Europa é uma oportunidade para a América Latina. Apesar das actuais circunstâncias, somos a maior área de prosperidade do mundo e Espanha a plataforma mais próxima para aceder-lhe. Mais América Latina na Europa e em Espanha é uma receita imbatível para enfrentar os actuais desafios.”

O anfitrião Rei Juan Carlos de Espanha pediu mais cooperação entre dois mundos onde os papéis parecem inverter-se, numa altura em que a Europa olha para o outro lado do oceano.

“A este lado do Atlântico, temos visto surgir nos últimos anos situações difíceis causadas pela crise económica e financeira. Os nossos olhares voltam-se para vocês. Fizeram um esforço extraordinário para estar hoje onde estão e não podemos senão reconhecê-lo e procurar uma experiência que possamos partilhar”, declarou o Rei de Espanha.

A economia e a defesa do crescimento no contexto da crise europeia dominam a declaração final da Cimeira Ibero-americana, que será aprovada este fim-de-semana.

A promoção das pequenas e médias empresas, especialmente na sua internacionalização, o fortalecimento dos mercados regionais e a consolidação de uma voz ibero-americana estarão no texto final.