Emissão Renascença | Ouvir Online

Rafael Marques

“Portugal é a lavandaria de Luanda”

15 nov, 2012 • Daniel Rosário, em Bruxelas

Jornalista e activista angolano volta a criticar o regime de José Eduardo dos Santos mas especialmente Portugal pela sua relação especial com Luanda.

“Portugal é a lavandaria de Luanda”

Portugal é o único país da Europa onde o regime angolano consegue levar a cabo negócios inaceitáveis noutras partes do Velho Continente. A tal ponto que, para Rafael Marques, “Portugal é a lavandaria de Luanda”.

“Noutros países europeus esse tipo de operações que Angola faz em Portugal não é possível porque as autoridades reagem imediatamente ao fluxo de tanto dinheiro de forma ilegal. Por isso é que costumamos dizer que Portugal é a lavandaria de Angola”, disse.

As declarações do jornalista e activista angolano foram proferidas no Parlamento Europeu, no final de uma reunião organizada pela eurodeputada socialista Ana Gomes para discutir a situação neste país africano.

Foram as denúncias de Rafael Marques que estiveram na origem da investigação de altos responsáveis do regime de Luanda pela justiça portuguesa. Uma situação que levou à publicação de um violento editorial no “Jornal de Angola” que fala em perseguição e ameaça com consequências para as relações entre os dois países. Uma situação que, segundo o jornalista, não deve preocupar Lisboa.

“Em princípio não terá quaisquer consequências porque Angola depende de Portugal. A porta de entrada de Angola na Europa é Portugal e como Angola usa a diplomacia dos petro-dólares é muito dependente do apoio técnico que Portugal presta a Angola”, acrescenta.

Rafael Marques aproveitou ainda a ocasião para aconselhar Portugal a começar a preparar as relações com Angola num cenário em que José Eduardo dos Santos já não esteja na presidência.