Emissão Renascença | Ouvir Online

Barack Obama

"O melhor está para vir"

07 nov, 2012 • Carlos Calaveiras

Os norte-americanos deram uma segunda oportunidade a Obama. O presidente norte-americano aproveitou o discurso de vitória para apelar ao orgulho do país, lançou desafios, vincou o que o separa - e o que o aproxima - de Romney e roubou aplausos quando defendeu que o sonho americano está aí para todos.

"O melhor está para vir"
Obama garante estar “mais determinado e mais inspirado do que nunca” para o segundo mandato e diz-se “confiante no futuro do país”.

Depois de uma campanha intensa e de uma noite longa, os norte-americanos foram novamente desafiados. Obama ganhou as eleições e, a partir de Chicago, pediu mais aos eleitores no discurso de vitória. "A vossa missão não terminou com o voto. Os Estados Unidos nunca foram sobre o que pode ser feito para nós, mas sobre o que pode ser feito por nós", disse, antes de se virar para a esperança que diz ter em forma abundante - Obama acredita que "o melhor está para vir".

"Nunca tive tanta esperança no futuro. Peço-vos que mantenham essa esperança. Algo melhor espera-nos. O progresso vai chegar, mas não é uma linha recta. A economia está a recuperar e chega ao fim uma década de guerras", afirmou. Depois, Obama sublinhou o que vislumbra de diferente entre si e o seu opositor, Romney.

"Vocês votaram em acção e não pela política como sempre", referiu. Segiu-se então o apelo ao orgulho americano: "Há muito trabalho pela frente. Vocês, o povo americano, recordaram-nos que, apesar do nosso caminho ter sido difícil e da jornada ter sido longa, levantámo-nos, lutámos de volta. E sabemos nos nossos corações que, para os Estados Unidos da América, o melhor está para vir".

Após quatro anos na Casa Branca, o presidente norte-americano chegou às eleições sem o trunfo de mudança que protagonizou na anterior ida às urnas. Obama garante que está mais bem preparado. "Ouvi-vos e aprendi convosco. Fizeram de mim um melhor presidente. Com as vossas histórias de vida e com a vossa luta, regresso à Casa Branca mais determinado e mais inspirado que nunca."

Obama confirmou que falou com o candidato republicano, Mitt Romney, e que o felicitou pela campanha. "Estamos os dois preocupados com o país e queremos o melhor para os Estados Unidos", afirmou. "Apesar das nossas diferenças, partilhamos a mesma esperança para o nosso país. Queremos melhores escolas, mais empregos, um país seguro e admirado no mundo. Ambos acreditamos numa América generosa e tolerante."

O presidente reeleito referiu ainda que pretende sentar-se com Mitt Romney e com os líderes dos dois partidos para tentar encontrar formas de trabalharem e "enfrentarem juntos os desafios que têm pela frente".

A terminar, Barack Obama lembrou um dos lemas dos fundadores dos Estados Unidos: "Acredito que podemos cumprir a promessa de nossa fundação: quando estamos dispostos a trabalhar muito, não interessa quem somos, de onde vimos ou até como é que nos parecemos ou como amamos, não interessa se somos brancos ou negros, hispânicos ou asiáticos, nativos-americanos, novos, velhos, ricos ou pobres, capazes ou deficientes, homossexuais ou não - se tentarmos, conseguimos ter sucesso aqui na América".

[actualizado às 07h50]