Estados Unidos

Esta é a noite de Romney

30 ago, 2012

Adversário de Obama nas presidenciais norte-americanas fala perante os seus congressistas e o país numa altura em que as sondagens dão empate.
Esta é a noite de Romney

A convenção nacional do Partido Republicano, nos Estados Unidos, está a entrar na sua terceira e última noite que será marcada pelo discurso de aceitação da candidatura de Mitt Romney.

O ex-governador do Massachusetts, depois de seis anos a procurar a corrida à Casa Branca, dirige-se aos norte-americanos pela primeira vez com a nomeação confirmada, com as razões pelas quais dirá merecer ganhar as eleições presidenciais deste ano.

O discurso de Romney está marcado para as três da madrugada, hora portuguesa.

Antes do candidato a presidente fala outra das grandes promessas do Partido Republicano, Marc Rubio, senador da Florida. Rubio é descendente de cubanos e tentará convencer a comunidade hispânica a votar em Romney, numa altura em que Barack Obama tem uma vantagem de 40% na intenção de votos dos eleitores de origem latina.

Na análise do investigador universitário Nuno Gouveia, esta Convenção Republicana pode dar um impulso a Mitt Romney nas sondagens de opinião. Sublinha, no entanto, à Renascença, que a Convenção Democrata da próxima semana poderá reequilibrar a corrida.

 Segundo uma sondagem da Ipsos para a Reuters, conhecida esta quarta-feira, Romney e Obama seguem empatados com 43% das intenções de voto.

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para 6 de Novembro.