Emissão Renascença | Ouvir Online

Eleições presidenciais angolanas marcadas para 31 de Agosto

23 mai, 2012

É a segunda ida às urnas no país depois de 27 anos de guerra civil.

Está marcada a data das próximas eleições parlamentares em Angola para o dia 31 de Agosto, dia em que os cidadãos vão eleger o presidente do país.

A segunda ida às urnas em Angola após 27 anos de guerra civil foi anunciada pelo gabinete do actual presidente Jose Eduardo dos Santos.

De acordo com a Constituição aprovada em 2010, o líder do partido vencedor das eleições é nomeado presidente.

As primeiras eleições realizadas em Angola, em 1992, foram disputadas pela UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) , a FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola) e o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola)  das quais o MPLA saiu como vencedor.

Não aceitando os resultados destas eleições, a UNITA retomou de imediato a guerra, mas participou ao mesmo tempo no sistema político. Logo a seguir a morte do seu líder histórico, a UNITA abandonou as armas, sendo os seus militares desmobilizados ou integrados nas Forças Armadas Angolanas.

Em 5 e 6 de Setembro de 2008 foram realizadas eleições legislativas, as primeiras eleições desde 1992. As eleições decorreram sem sobressaltos e foram consideradas válidas pela comunidade internacional, não sem antes diversas ONG e observadores internacionais terem denunciado algumas irregularidades.

As eleições marcadas agora para Agosto são as segundas legislativas e primeiras que respeitam o prazo de quatro anos entre mandatos.