Jogos Olímpicos 2012

Exército britânico coloca mísseis nos telhados para defender recinto olímpico

29 abr, 2012

É a primeira vez que estão a ser usadas este tipo de armas desde o final na Segunda Guerra Mundial, no primeiro passo de um conjunto de medidas de segurança a serem implementadas até ao Verão.

Exército britânico coloca mísseis nos telhados para defender recinto olímpico
O exército britânico notificou este fim-de-semana os residentes de um condomínio de luxo em Londres, perto do Parque Olímpico, de que está a instalar uma bateria de mísseis em cima de uma torre.

A torre encontra-se dentro da zona de residência e o objectivo, de acordo com informação de fontes oficiais à Reuters, é proteger o recinto dos Jogos Olímpicos, que decorrem este Verão na capital inglesa.

Este é apenas um dos vários locais escolhidos na cidade de Londres para servir de base para mísseis, na defesa do recinto dos Jogos contra um possível ataque aéreo, disse o Ministério da Defesa britânico.

É a primeira vez que estão a ser usadas este tipo de armas desde o final na Segunda Guerra Mundial, o que chocou alguns residentes do condomínio em Bow Quarter.

”Acorda-se de manhã e tem-se um folheto a informar que vão pôr mísseis no telhado”, disse um dos residentes à Reuters. “Não consigo imaginar em que circunstâncias se pode disparar um míssil por cima de uma zona altamente populada”, lamentou Brian Whelan, de 28 anos, que acrescentou que a namorada ficou bastante alterada com a notícia.

O ministro da Defesa Philip Hammond tinha anunciado os planos em Novembro, quando disse que o Reino Unido ia seguir o precedente dos Jogos Olímpicos em Pequim, em 2008, onde foram também instalados o mesmo tipo de mísseis perto dos estádios mais importantes.

Baterias de mísseis nos telhados são só um exemplo do tipo de medidas extraordinárias a que os londrinos terão de se habituar daqui até ao Verão, incluindo restrições na circulação do trânsito e uma factura de segurança de acima dos mil milhões de euros.