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"Já viste o Google hoje?"

18 abr, 2012 • Pedro Rios

Antero de Quental nasceu há 170 anos e o motor de pesquisa mais usado no mundo assinala a data. Há já algum tempo que a "homepage" do Google deixou de ser igual todos os dias. Esta é a história dos "doodles", uma forma de "marketing" às avessas. A pergunta "Já viste o Google hoje?" é já um clássico nas nossas vidas mediadas por computador.

"Já viste o Google hoje?"
Já viu o Google hoje? Lá está ele, o rosto de Antero de Quental no lugar do segundo "G" do logótipo, com frondosas barbas onde cabe uma frase do escritor português: "A poesia é a confissão sincera do pensamento mais íntimo de uma idade".

Antero nasceu há 170 anos e o motor de pesquisa mais usado no mundo decidiu celebrar a efeméride. A pergunta "Já viste o Google hoje?" é já um clássico nas nossas vidas mediadas por computador.

Há já algum tempo que a homepage do Google deixou de ser igual todos os dias. Não raras vezes, o logótipo do Google dá lugar a versões surpreendentes, que assinalam efemérides ou acontecimentos do presente.

São os "doodles". "Doodle", em inglês, significa qualquer coisa como "rabisco". Desde 1998, significa também um motivo de conversa para milhões de pessoas que diariamente usam o Google.

"Estamos fora do escritório"
O primeiro "doodle" surgiu a 30 de Agosto de 1998, quando os fundadores da Google (que ainda não se tinha constituído como empresa), Larry Page e Sergey Brin, desenharam uma figura atrás do segundo "O" da palavra "Google", como que a dizer: "Estamos fora do escritório".

Estavam mesmo: iam participar no festival Burning Man, no deserto do Nevada. O rabisco teve tanto sucesso que no dia de acção de graças desse ano fizeram outro "doodle".

Em 1998, houve apenas três "doodles", a que se seguiram mais cinco em 1999. Foi em 2000 que os "doodles" se tornaram uma coisa mais séria. Larry e Sergey pediram ao actual "webmaster" da Google, Dennis Hwang, na altura um estagiário, que fizesse um "doodle" para assinalar o dia da Bastilha.

Foi um sucesso e Hwang recebeu a distinção de "doodler principal" da Google.
 
"Marketing" às avessas
"Nos primeiros anos, era algo controverso. Se leres algum manual de 'marketing' corporativo e de 'branding', a coisa que mais referem é que se deve tornar o 'branding' corporativo consistente, acima de todas as coisas. Mas o Larry e o Sergey disseram 'Porque não? Devemo-nos divertir com isto'. Fizeram-no apesar da resistência de alguns na empresa", contou Hwang à Time.

"A maior parte das empresas leva o seu logo corporativo a sério. Nós também, mas também levamos a diversão a sério", indica a página da Google dedicada aos "doodles".

Hoje, os "doodles" são um instrumento de "marketing". Há mesmo uma loja "online oficial que se dedica a vender impressões, mas também roupa com eles, canecas, tábuas de "skate" da Google tornaram-se uma presença cada vez mais regular na "homepage" do motor de pesquisa (com "doodles" globais e outros destinados apenas a alguns países), ao ponto de a empresa ter criado uma equipa de "doodlers".

Sim, é um trabalho sério: regularmente, há reuniões para decidir que eventos ou assuntos merecem um "doodle". Além disso, os "doodlers" analisam as centenas de milhares de ideias enviadas pelos utilizadores do Google (e lêem elogios, como o de um homem de negócios japonês que lhes agradeceu – "por trazerem um pequeno sorriso à minha cara todos os dias".

Vénus a atravessar o sol
A 7 de Junho de 2004, um astrónomo francês enviou um "e-mail" a avisar que seria possível ver o planeta Vénus atravessar-se sobre o Sol. A equipa da Google perguntou-lhe quando isso aconteceria, o francês respondeu "amanhã". Os "doodlers" disseram-lhe que não sabiam se conseguiriam fazer um logótipo em tão pouco tempo. O astrónomo informou-os que o fenómeno só se repetiria em 122 anos, razão mais do que suficiente para os "doodlers" trabalharem em contra-relógio.

"A principal coisa que fazemos é divertir-nos. É a minha regra principal", disse Michael Lopez, o principal "webdesigner" da Google, em Fevereiro, ao site "Daily Tekk". "Venho sempre para o trabalho e tento divertir-me o mais possível com a equipa para criar condições para que surjam aquelas ideias loucas que podem tornar-se 'doodles' ou 'design'. Além disso, uma das coisas que fazemos é 'brainstorms' para termos novos conceitos e ideias."

O trabalho pode envolver, por exemplo, deitar peças Lego no chão para construir um logótipo do Google em jeito de prenda pelos 50 anos da Lego (28 de Janeiro de 2008).