Emissão Renascença | Ouvir Online

ONU alerta para "tratamentos terríveis" a crianças na Síria

28 mar, 2012

A alta comissária está "profundamente preocupada" com o futuro de centenas de menores detidos no país.

ONU alerta para "tratamentos terríveis" a crianças na Síria
As autoridades sírias estão sistematicamente a deter e a torturar crianças, alerta a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Em declarações à BBC, Navi Pillay afirma estar "profundamente preocupada" com o futuro de centenas de menores detidos na Síria e listou o que apelidou de tratamentos "terríveis": “Crianças foram baleadas nos joelhos, foram detidas junto a adultos em condições inumanas, foi-lhes negado tratamento médico e são usadas como reféns ou fontes de informação."

A alta comissária da ONU considera que o Presidente Bashar al-Assad poderia pôr fim às detenções e acabar com a matança de civis se emitisse uma ordem para que isso fosse feito. “O Presidente Assad poderia simplesmente emitir uma ordem para parar com a matança e a matança pararia”, declarou.

Para Navi Pillay, o governante sírio deve responder perante a justiça pelos abusos cometidos pelas forças de segurança sírias. 

O regime sírio aceitou ontem o plano de paz do enviado especial da ONU, Kofi Annan, que inclui um cessar-fogo. Mas no terreno continuam os combates.

Segundo as Nações Unidas, mais 9.000 pessoas já morreram desde o início da revolta contra o Presidente Assad, há um ano.