Reino Unido

David Cameron não dá novo iate à rainha Isabel II

16 jan, 2012

A proposta foi avançada, a pensar no Jubileu de Diamante de Isabel II, pelo ministro da Educação, Michael Gove, que é um fervoroso monárquico.

David Cameron não dá novo iate à rainha Isabel II

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, descartou a hipótese de presentear a rainha Isabel II com um novo iate, no âmbito do seu Jubileu de Diamante, por considerar caro de mais.

"Não acho que seja apropriado utilizar dinheiro público, tendo em conta o estado das finanças do país", declarou um porta-voz de Cameron.

O vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, corroborou esta posição, dizendo que, apesar do entusiasmo suscitado pelas celebrações do aniversário de 60 anos da chegada ao trono da soberana, este presente não é uma "prioridade absoluta" para os britânicos, cuja economia está num momento de ajuste.

A proposta foi avançada pelo ministro da Educação, Michael Gove, um fervoroso monárquico, numa carta ao ministro da Cultura, Jeremy Hunt, encarregado de organizar os festejos do Jubileu, em Junho.

Na sua carta, publicada pelo jornal "The Guardian", Gove considera que, apesar do momento de contenção, "as celebrações deverão ir mais além do que as anteriores", para levantar o ânimo do país.

Tom Watson, vice-presidente do Partido Trabalhista, reforçou a posição de Cameron, dizendo que "não é o momento de gastar 60 milhões de libras (cerca de 72 milhões de euros) com um iate".

O Jubileu de Diamante da rainha Isabel II vai durar quatro dias, de 2 a 5 de Junho, estando previstos festejos nas ruas, vários espectáculos e uma procissão de mil de barcos pelo rio Tamisa.

Esta não é a primeira vez que Isabel II é afectada por um momento de contenção orçamental. Em 1997, a rainha aceitou o desmantelamento do "Britannia", um verdadeiro palácio flutuante com o qual foi presenteada em 1952, ano em que subiu ao trono.