Emissão Renascença | Ouvir Online

Juncker diz que Europa não precisa de mais cimeiras sobre imigração

24 ago, 2015

Presidente do executivo comunitário escreveu um artigo de opinião, no qual apela ao cumprimento dos acordos já estabelecidos. Merkel e Hollande reúnem-se esta segunda-feira para debater a crise dos refugiados.

Juncker diz que Europa não precisa de mais cimeiras sobre imigração
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considera que a Europa não precisa de uma nova cimeira sobre imigração, mas sim que os acordos já estabelecidos sejam cumpridos.

As ideias são defendidas num artigo de opinião publicado nos jornais “Le Figaro” e “Die Welt” esta segunda-feira, o dia em que França e Alemanha se reúnem para discutir a limitação do acesso de refugiados à Europa.

O presidente da Comissão repete as críticas aos Estados-membros, lembrando que é no Sul da Europa que o problema é sentido de maneira mais intensa, sem que haja acções concretas por parte dos 28 para mitigar os efeitos da crise.

Itália, Grécia e Macedónia têm sido os mais afectados pelo grande fluxo migratório.

No domingo, 300 pessoas foram resgatados no Mediterrâneo ao largo da Líbia, somando-se aos 4.400 refugiados resgatados na mais recente operação da guarda costeira italiana no Canal da Sicília.

Noutro ponto da Europa, na Macedónia, a crise atingiu dimensões dramáticas com várias centenas de pessoas, sobretudo oriundos da Síria, a romperem as linhas policiais na fronteira com a Grécia.

Muitos foram repelidos pela polícia macedónia com granadas de gás lacrimogéneo.

Em Julho, chegaram à Europa mais de 100 mil pessoas oriundas de zonas de conflito no Médio Oriente e Norte de África.