Acordo na Grécia. Vem aí novo cheque

14 ago, 2015

Reunião entre os 19 ministros das Finanças da zona euro terminou com entendimento.

Acordo na Grécia. Vem aí novo cheque

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram a acordo para um terceiro plano de ajuda à Grécia, no valor de 86 mil milhões de euros, disseram fontes da União Europeia.

"Sim, temos acordo", disse uma das fontes, quando questionada sobre se os 19 ministros da zona euro tinha chegado a acordo.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Djisselbloem, está, neste momento, a dizer aos repórteres em Bruxelas que o acordo político alcançado permite desbloquear 86 mil milhões de euros para a Grécia… Deste montante, 25 mil milhões serão para recapitalizar os bancos.

"Aplaudimos o largo alcance do acordo sobre as medidas do memorando de entendimento… que é exaustivo, ambicioso e ataca os principais desafios da Grécia: conseguir umas finanças públicas equilibradas, voltar ao crescimento económico, implementar reformas que aumentem a competitividade e salvaguardar a estabilidade financeira", disse.

Djisselbloem afirmou também que o facto de a oposição na Grécia ter apoiado o resgate no Parlamento é um sinal encorajador.

A primeira tranche deverá ser de 16 mil milhões, mais do que a Grécia tem de pagar ao BCE no dia 20.