Emissão Renascença | Ouvir Online

Responsável pelas negociações com Bruxelas pode suceder a Varoufakis

06 jul, 2015

Próximo ministro das Finanças da Grécia será anunciado esta segunda-feira. Euclid Tsakalotos apontado como nome mais provável.

Responsável pelas negociações com Bruxelas pode suceder a Varoufakis
O principal negociador de Atenas com os credores internacionais, Euclid Tsakalotos, é o candidato mais provável para preencher a vaga de ministro das Finanças depois da demissão de Yanis Varoufakis.

A informação foi dada à agência Reuters por uma fonte do Governo de Atenas.

Euclid Tsakalotos foi educado em Inglaterra e formou-se em economia em na Universidade de Oxford. É autor de seis livros, incluindo um livro de análise da Grécia e o seu papel na crise económica europeia.  Tsakalotos é porta-voz do governo grego para as questões económicas, membro do comité central do Syriza e professor universitário. 

Outro nome apontado para o cargo é o de Giorgios Statakis, actual ministro da Economia da Grécia.

O sucessor de Varoufakis será nomeado depois de uma reunião dos líderes políticos da Grécia, que decorre esta manhã.

No seu blogue pessoal, Varoufakis disse que se demitia para facilitar negociações gregas com os credores. No mesmo texto, revelou ter sido alertado para o facto de não ser bem-vindo nas reuniões por alguns membros da Zona Euro.

"Considero ser meu dever ajudar Alexis Tsipras a explorar o capital que o povo grego nos deu através do referendo. Irei arcar com o ódio dos credores com orgulho", afirmou.