Emissão Renascença | Ouvir Online

Greves na Alemanha deixam multibancos sem dinheiro

06 mai, 2015

Trabalhadores da Prosegur, responsáveis pelo transporte de valores, reivindicam aumentos salariais. Paralisação afecta todo o país.

As greves na Alemanha estão a secar os multibancos. A paralisação dos funcionários da Prosegur, responsáveis por colocarem o dinheiro nas máquinas multibanco em Berlim, está a deixar a capital sem euros.

Dos 350 trabalhadores da Prosegur 150 aderiram à greve.  Segundo a imprensa alemã, que cita o sindicato, praticamente todos os bancos na Alemanha estão a ser afectados. 

"A Prosegur está a trabalhar intensamente na elaboração de planos de urgência", anunciou esta terça-feira a empresa em comunicado citado pela agência Bloomberg, sem excluir a possibilidade de as máquinas multibanco na região de Berlim-Potsdam-Frankfurt Oder ficarem por encher.
 
Os funcionários de transporte de valores da Prosegur mantêm a paralisação e a disputa com a entidade laboral, que pretende um aumento salarial, não parece ter ainda fim à vista. "Tudo vai depender de como a empresa reage. Há neste momento muitas ATM vazias", referiu um porta-voz do sindicato.

A Alemanha enfrenta ainda uma greve de maquinistas tanto nos comboios de mercadorias como de passageiros, resultando em cancelamentos e atrasos de viagens e cada vez mais trânsito nas auto-estradas.