Naufrágio ao largo da ilha grega de Rhodes

20 abr, 2015

Três migrantes morreram e 90 foram resgatados.

Naufrágio ao largo da ilha grega de Rhodes
Uma embarcação com dezenas de migrantes naufragou ao largo da ilha grega de Rhodes. Cerca de 80 pessoas foram salvas e 23 tiveram de ser encaminhadas para o hospital. Três migrantes morreram.
Uma embarcação com dezenas de migrantes naufragou ao largo da ilha grega de Rhodes. Cerca de 90 pessoas foram salvas e 30 tiveram de ser encaminhadas para o hospital.

“Recuperamos três corpos do mar – um homem, uma mulher e uma criança. A operação de resgate continua”, confirmou à agência Reuters uma fonte da Guarda Costeira grega.

O barco, proveniente da Turquia, encalhou nas rochas perto do porto, indicou um responsável da polícia portuária.

A chefe da diplomacia europeia sublinhou esta terça-feira que a União Europeia (UE) tem a obrigação moral de resolver a crise da imigração ilegal no Mediterrâneo. Federica Mogherini admite a possibilidade dos líderes europeus reunirem de emergência até ao final da semana."Não temos mais desculpas. A União Europeia não tem mais álibis, os Estados-membros não têm mais álibis".

Um dos sobreviventes resgatados da embarcação que naufragou na madrugada de domingo, no Mediterrâneo, revela que eram quase mil as pessoas a bordo. O homem, natural do Bangladesh, diz que havia centenas de pessoas trancadas no convés, sem permissão para sair, avançando que o número de passageiros da traineira que saiu da Líbia rumo à Europa era de 950 e não 700, como foi primeiro avançado.

Segundo dados da ONU, a confirmar-se a morte dos imigrantes desaparecidos no naufrágio de sábado, desde o início do ano terão morrido em águas do Mediterrâneo cerca de 1.600 pessoas, as quais se somam às mais de 3.500 que perderam a vida em 2014.

[notícia actualizada às 14h00]