O presidente da Lufthansa disse que vai demorar muito tempo a descobrir o que aconteceu no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses. Carsten Spohr promete ainda ajudar as famílias das vítimas "durante o maior tempo possível".
"A cada dia sabemos mais um pouco sobre as causas do acidente", afirmou Spohr, acrescentando que "vai demorar que vai demorar muito tempo até se perceber o que aconteceu no avião da Germanwings".
Quem tiver vídeos relacionados com a queda do A320 nos Alpes franceses deve entrega-los aos investigadores. O apelo foi feito, esta quarta-feira, pelo procurador francês encarregado da investigação criminal.
"Caso alguma pessoa tenha esse vídeo deve entregá-lo sem demora aos investigadores", disse Brice Robin num comunicado, citado pela BBC, depois de a revista francesa “Paris Match” e o tablóide alemão “Bild” terem revelado que tiveram acesso a um vídeo feito a partir de um telemóvel terá sido recolhido entre os destroços.
O "Bild" refere que a "autenticidade do vídeo é inquestionável" e testemunha "os últimos segundos" antes da tragédia. A revista revela que a gravação foi encontrada no local "por uma fonte próxima à investigação".
Mas o procurador francês negou que "no estado actual das investigações figure no inquérito um ou mais vídeos sobre a queda do Airbus A320".
Seguradoras destinam 279 milhõesO grupo Lufthansa anunciou que um consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações decorrentes da queda do Airbus A320 nos Alpes franceses, a 24 de Março.
A queda do voo 4U 9525, que efectuava a ligação Barcelona-Dusseldorf, causou 150 mortos de 15 países.
O co-piloto do aparelho, Andreas Lubitz, de 28 anos, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá
causado "deliberadamente" a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas "caixas negras" a bordo e a única encontrada até agora, denominada CVR (gravador de voz da cabine de comando).
As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do aparelho mas a prioridade continua a ser encontrar a segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo.