Emissão Renascença | Ouvir Online

A320. Lufthansa vai ajudar familiares "durante o maior tempo possível"

01 abr, 2015

A queda do avião da Germanwings, nos Alpes franceses, matou 150 pessoas de 15 países.

A320. Lufthansa vai ajudar familiares "durante o maior tempo possível"
O presidente da Lufthansa disse que vai demorar muito tempo a descobrir o que aconteceu no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses. Carsten Spohr promete ainda ajudar as famílias das vítimas "durante o maior tempo possível".

"A cada dia sabemos mais um pouco sobre as causas do acidente", afirmou Spohr, acrescentando que "vai demorar que vai demorar muito tempo até se perceber o que aconteceu no avião da Germanwings".

Quem tiver vídeos relacionados com a queda do A320 nos Alpes franceses deve entrega-los aos investigadores. O apelo foi feito, esta quarta-feira, pelo procurador francês encarregado da investigação criminal.

"Caso alguma pessoa tenha esse vídeo deve entregá-lo sem demora aos investigadores", disse Brice Robin num comunicado, citado pela BBC, depois de a revista francesa “Paris Match” e o tablóide alemão “Bild” terem revelado que tiveram acesso a um vídeo feito a partir de um telemóvel terá sido recolhido entre os destroços.

O "Bild" refere que a "autenticidade do vídeo é inquestionável" e testemunha "os últimos segundos" antes da tragédia. A revista revela que a gravação foi encontrada no local "por uma fonte próxima à investigação".

Mas o procurador francês negou que "no estado actual das investigações figure no inquérito um ou mais vídeos sobre a queda do Airbus A320".

Seguradoras destinam 279 milhões
O grupo Lufthansa anunciou que um consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações decorrentes da queda do Airbus A320 nos Alpes franceses, a 24 de Março.

A queda do voo 4U 9525, que efectuava a ligação Barcelona-Dusseldorf, causou 150 mortos de 15 países.

O co-piloto do aparelho, Andreas Lubitz, de 28 anos, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá causado "deliberadamente" a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas "caixas negras" a bordo e a única encontrada até agora, denominada CVR (gravador de voz da cabine de comando).

As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do aparelho mas a prioridade continua a ser encontrar a segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo.