Emissão Renascença | Ouvir Online

Aviões de guerra atacam capital do Iémen

30 mar, 2015

Rebeldes xiitas "houthi" ocupam uma grande parte do país, mas vão em breve ter que medir forças com uma força unificada regional, criada pela Liga Árabe.

Aviões de guerra atacam capital do Iémen
A capital do Iémen, Sanaa, foi alvo de novos raides aéreos esta segunda-feira de madrugada, liderados pelas forças rebeldes xiitas que lutam contra o regime do Presidente, Abd-Rabbu Mansour Hadi.

De acordo com iemnitas citados pela agência Reuters, os ataques terão ocorrido junto do quarteirão diplomático, nomeadamente no Palácio Presidencial. Testemunhas dizem ainda que alguns armazéns de armas, situados perto da montanha Nugum, também terão sido atingidos.

"Foi uma noite infernal", refere fonte diplomática à mesma agência noticiosa.

Desde a passada semana que uma coligação árabe liderada pela Arábia Saudita lançou uma ofensiva contra os rebeldes "houthi", que ocupam uma grande parte do Iémen.

A Arábia Saudita acusa o Irão, o seu grande inimigo regional, de apoiar os rebeldes, mas Teerão nega as acusações. Mas o governo iraniano já condenou os ataques levados a cabo pela aliança entre Riade e nove outros países muçulmanos aos rebeldes xiitas. 

A Liga Árabe anunciou a criação de uma força unificada regional contra as ameaças à segurança. E a China decidiu seguir o exemplo da Índia e do Paquistão, por exemplo, que já anunciaram a retirada dos seus cidadãos do Iémen.