Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia diz que acordo "cancela compromissos" de austeridade

21 fev, 2015

Primeiro-ministro Alexis Tsipras avisa os gregos que as dificuldades são reais e ainda não desapareceram.

Grécia diz que acordo "cancela compromissos" de austeridade

O acordo alcançado com os parceiros europeus anula as medidas de austeridade do plano de resgate da troika, afirmou este sábado o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

“O acordo de sexta-feira com o Eurogrupo cancela os compromissos dos governos anteriores de cortes nos salários e pensões, despedimentos na função pública, subidas do IVA da alimentação e dos medicamentos”, disse  o chefe do Governo de Atenas, numa declaração televisiva ao país.

Para Alexis Tsipras, a extensão dos empréstimos europeus por quatro meses representa “um passo decisivo para deixar a austeridade, os resgates e a troika”.

“Ganhámos a batalha, mas não a guerra. As dificuldades, as reais dificuldades ainda estão à nossa frente”, advertiu o primeiro-ministro da Grécia.

A Grécia e o Eurogrupo chegaram, na sexta-feira, a um acordo para prolongar o financiamento ao país por mais quatro meses, depois de duras e prolongadas negociações.

O entendimento entre Atenas e os parceiros europeus tem cinco pontos. Desde logo, a Grécia evita tomar medidas unilaterais que ponham em causa a estabilidade financeira e o equilíbrio orçamental e o crescimento económico.

De Alexis aos ziguezagues. O glossário da nova Grécia