Emissão Renascença | Ouvir Online

Projecções. Syriza vence na Grécia mas sem maioria absoluta garantida

25 jan, 2015

O parlamento grego tem 300 lugares. Os eleitores elegem 250 deputados, os restantes 50 são escolhidos pelo partido com maior número de votos.

Projecções. Syriza vence na Grécia mas sem maioria absoluta garantida
As primeiras projecções referem que o Syriza vai consegui entre 35 e 39% dos votos, elegendo entre 148 e 154 deputados. Já o partido conservador Nova Democracia, o partido até agora no governo, deve recolher entre 23 e 27% dos votos. Na terceira posição há um empate entre o partido neo-nazi Aurora Dourada e o novo partido To Potami. Qualquer um destes partidos deve conseguir eleger entre 17 e 22 deputados (6,4 a 8% dos votos).

O Syriza vence as eleições na Grécia mas não é certo que consiga garantir a maioria absoluta. As mais recentes projecções referem que o partido vai consegui entre 36 e 38% dos votos (elegendo entre 148 e 154 deputados). Já o partido conservador Nova Democracia, o partido até agora no governo, deve recolher entre 26 e 28% dos votos.

Logo a seguir ao encerramento das mesas de votos (17h00 em Lisboa), uma primeira projecção dava conta de um resultado do Syriza entre os 35,5 e 39,5% dos votos (146 e 158 deputados) e 23-27% para o Nova Democracia (65 a 75 deputados).

Na terceira posição há um empate entre o partido neo-nazi Aurora Dourada e o novo partido To Potami. Qualquer um destes partidos deve conseguir eleger entre 17 e 22 deputados (6,4-8% dos votos).

De acordo com as informações divulgadas, quando forem 19h30 (hora de Lisboa) serão conhecidos os primeiros resultados oficiais e os números finais devem ser conhecidos perto das 21h00.

Vitória histórica ou grande vitória histórica?
Nas primeiras reacções, o porta-voz do Syriza, Panos Skourletis, considera os resultados desde já como “uma vitória histórica”. “Vamos ver se vai ser uma grande vitória histórica”, acrescentou.

“É uma mensagem contra a austeridade e a favor da dignidade e democracia”, afirmou.

No twitter oficial do partido, o Syriza já reclamou vitória e escreveu "A esperança ganhou".


O ministro grego da Saúde, Makis Voridis, também já se pronunciou sobre as projecções. “O que vejo nas projecções é que o Syriza ganhou. As nossas felicitações”, disse.

Este domingo, mais de nove milhões de gregos foram chamados a escolher novos deputados para o Parlamento. No total, têm assento 300 deputados, mas os eleitores apenas escolhem 250. Os restantes 50 são escolhidos pelo partido com mais votos.

Na Grécia, o voto é obrigatório, mas não há sanções para quem falhe o exercício do seu dever.

[notícia actualizada às 18h41]