Emissão Renascença | Ouvir Online

UE exorta à Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia

24 jan, 2015

Pedido foi feito por Federica Mogherini, chefe da política externa na União Europeia.

A União Europeia (UE) apelou aos dirigentes russos para que "assumam as suas responsabilidades" para acabar com a guerra separatista na Ucrânia.

"O tempo está a acabar na Ucrânia Oriental, onde a escalada dos combates já causou demasiadas vítimas civis, bem como militares", declarou a chefe do serviço de acção externa da UE, Federica Mogherini, em comunicado.

Mogherini ilustrou o argumento com a morte de oito civis, devida ao bombardeamento de um autocarro de passageiros, em Donetsk.

Horas antes da sua declaração, os separatistas pró-russos anunciaram que iriam promover uma ofensiva generalizada para capturar mais território, depois de terem conseguido o controlo do destruído aeroporto internacional de Donetsk.

"Os responsáveis pela recente escalada devem mostrar que estão a ser sérios quanto ao seu compromisso com uma solução política", afirmou Mogherini, apelando para a retirada de armas pesadas da linha da frente.

"Apelamos, designadamente à Rússia, para que assuma a totalidade das suas responsabilidades. Declarações públicas a distorcer a realidade no terreno, incitando a mais violência não vai conduzir a necessária acalmia", acrescentou.