Emissão Renascença | Ouvir Online

"Pode haver um plano jihadista para fazer atentados na Europa"

16 jan, 2015

Possibilidade é admitida pelo presidente do conselho consultivo do Observatório de Segurança e Criminalidade. Nas últimas horas houve operações antiterroristas em Berlim, Paris e na Bélgica.

"Pode haver um plano jihadista para fazer atentados na Europa"

Mais de 30 suspeitos de ligações ao extremismo islâmico foram detidos em poucas horas em Paris, Berlim e na Bélgica.

Estes desenvolvimentos acontecem depois dos atentados de Paris e levam o presidente do conselho consultivo do Observatório de Segurança e Criminalidade (OSCOT) admitir que os radicais islâmicos podem estar a preparar uma operação coordenada e em grande escala em diversos países da Europa.

"É uma hipótese. Tendo havido o caso de Paris e agora o da Bélgica, isto pode pôr a hipótese de que há um plano a nível europeu dos jihadistas para causar uma série de problemas e atentados", afirma José Manuel Anes em declarações à Renascença.

Independentemente da existência de um plano dos jihadistas para atacar a Europa, as polícias dos vários países têm que "secar, deter e monitorizar" os suspeitos de extremismo, sublinha.

"Faz todo o sentido exercer uma maior vigilância sobre esses elementos jihadistas que podem desencadear um conjunto de actos terroristas", refere.

Alerta na Europa
Há um alerta terrorista em vários pontos da Europa. Dois homens foram detidos, nas últimas horas, em Berlim, na Alemanha, por alegada ligação a movimentos terroristas. As autoridades germânicas mobilizaram mais de 200 agentes das forças especiais para a operação.

Em Paris, pelo menos 12 suspeitos terão sido interrogados durante a noite sobre os ataques terroristas da última semana. Tudo indica que terão mantido contactos com o sequestrador do supermercado judaico.

Esta sexta-feira de manhã, a Gare de L’Est, em Paris, foi evacuada e encerrada devido a um alerta de bomba. A estação de comboios foi reaberta uma hora depois.

São desenvolvimentos da luta antiterrorista horas depois da operação na Bélgica, na quinta-feira, que resultou na morte de dois suspeitos de preparação de ataque. Um terceiro foi detido.

A operação visou um apartamento na cidade de Verviers, onde foram encontrados armas, explosivos e uniformes da polícia, revelaram as autoridades.

Um total de 15 pessoas foram detidas em resultado da operação antiterrorista da última noite na Bélgica. De acordo com um porta-voz do Ministério Público, 13 suspeitos foram presos nas buscas realizadas na Bélgica e outros dois foram em França.

Infografia: Europa reforça luta antiterror