Emissão Renascença | Ouvir Online

Testes clínicos de vacina contra o ébola interrompidos

11 dez, 2014

Os 59 voluntários pararam de receber a medicação experimental como “medida de precaução”, depois de quatro deles se terem queixado de dores nas articulações.

Testes clínicos de vacina contra o ébola interrompidos

O ensaio clínico de uma vacina experimental canadiana contra o vírus ébola, levado a cabo no Hospital Universitário de Genebra, foi interrompido devido ao registo de eventuais efeitos secundários.

Os 59 voluntários pararam de receber a medicação experimental como "medida de precaução", depois de quatro deles se terem queixado de dores nas articulações de pés e mãos.

"Estão todos bem e a ser monitorizados regularmente pela equipa médica que lidera o estudo", referiu esta quinta-feira o hospital em comunicado, citado pela agência Reuters.

Os investigadores esperam ver os testes retomados depois de se confirmar que estes sintomas são "benignos e temporários".

Desde 10 de Novembro que estes voluntários recebem uma injecção da vacina, a VSV-ZEBOV, que está a ser também testada clinicamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Alemanha e no Gabão.

As injecções deviam ser ministradas até ao dia 5 de Janeiro, indicou o hospital, com 15 voluntários por semana, num total de 115 voluntários.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) actualizou o balanço das vítimas do surto de ébola em África. Os dados conhecidos esta segunda-feira apontam para 6. 331 mortes na Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacri, os três países mais atingidos pela doença.

Em Portugal não há casos registados. Perante a evidência de sintomas suspeitos o doente deve ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e esperar que, se a situação for validada como suspeita, o INEM vá ao encontro do doente em causa.