Emissão Renascença | Ouvir Online

Podemos quer conversar com parceiros e credores sobre dívida espanhola

29 nov, 2014

Partido afasta-se também da promessa de nacionalização dos sectores estratégicos espanhóis, pretendendo apenas reforçar a regulação.

Podemos quer conversar com parceiros e credores sobre dívida espanhola

O Podemos, partido de Pablo Iglesias, que lidera algumas sondagens em Espanha, apresentou um manifesto com 79 medidas que configuram um aparente recuo em relação às promessas iniciais.

O sinal mais evidente é o passo atrás na reestruturação da dívida espanhola. O manifesto do Podemos faz depender esse cenário de conversações com os parceiros e credores europeus.

Outro dos pontos em destaque neste manifesto económico, apresentado esta sexta-feira, é a reforma tributária, que transfere o pedo da carga fiscal dos rendimentos do trabalho para o capital, aumentando os impostos para os mais ricos.

O Podemos afasta-se também da promessa de nacionalização dos sectores estratégicos espanhóis, pretendendo apenas reforçar a regulação, o controlo da concorrência e a fixação de preços em sectores onde é ainda visível o peso dos monopólios.

O novo partido espanhol, com menos de um ano de vida, aparece à frente do PSOE e do PP a menos de um ano das eleições para o Governo.