Emissão Renascença | Ouvir Online

Segundo incidente de segurança na Casa Branca em 24 horas

20 set, 2014

Serviços secretos já investigam causas para duas falhas em tão pouco tempo e aumentaram os níveis de segurança no perímetro.

Segundo incidente de segurança na Casa Branca em 24 horas
Um homem foi detido, no passado sábado, por violação de propriedade, depois de ter entrado numa zona restrita nos arredores da Casa Branca. Já na sexta-feira, um homem foi visto a correr já dentro do complexo, tendo sido detido já perto de umas das entradas do edifício. É o segundo incidente de segurança na residência e gabinete de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, em apenas 24 horas.

Um homem foi detido este sábado depois de ter entrado ilegalmente em zona restrita nos arredores da Casa Branca, o segundo incidente em menos de 24 horas.

O porta-voz dos Serviços Secretos confirma que neste último incidente um homem aproximou-se primeiro a pé dos portões e foi afastado. Voltou de carro e recusou-se a recuar. “Acabou preso”, referiu Ed Donovan, sem, no entanto, dar mais pormenores.

Já na sexta-feira, Omar J. Gonzales, de 42 anos, subiu a vedação e correu nos jardins da Casa Branca a caminho da porta principal antes de ser detido pela segurança.

O facto de Gonzales ter chegado tão longe já levantou questões de segurança na Casa Branca. Barack Obama não estava na residência oficial na altura do caso.

Os dois incidentes estão a ser investigados. A directora dos Serviços Secretos,  Julia Pierson, já ordenou o aumento dos níveis de segurança e promete remeter as conclusões dos inquéritos ao secretário da Segurança Interna. Não foram, no entanto, dados pormenores sobre o que muda. A única certeza é que as novas medidas já entraram em vigor.

Já em Maio deste ano tinham ocorrido dois incidentes em três dias. Primeiro um veículo suspeito foi apanhado a seguir a viatura oficial onde estavam as filhas do Presidente Barack Obama. O condutor foi acusado de entrada ilegal no complexo. Depois, os Serviços Secretos confirmaram que duas pessoas atiraram algo não especificado sobre a vedação que cerca a Casa Branca, uma do lado sul e outra do lado norte. Os dois suspeitos foram detidos e interrogados.

[actualizado às 23h47]