Emissão Renascença | Ouvir Online

Já se vota na Escócia

18 set, 2014

De acordo com as últimas sondagens, o “não" tem uma curta vantagem de quatro pontos. O futuro da união está nas mãos dos 500 mil indecisos.

Já se vota na Escócia
As urnas já estão abertas na Escócia. As mais de 300 assembleias de voto espalhadas por Edimburgo abriram, esta quinta-feira, às 7h da manhã e só encerram às 22h. De acordo com as últimas sondagens, o “não" tem uma curta vantagem de quatro pontos.
As urnas já estão abertas na Escócia. As mais de 300 assembleias de voto espalhadas por Edimburgo abriram nesta quinta-feira às 7h da manhã e muitas pessoas aproveitam para votar antes de ir para o trabalho.

Cerca de 4,2 milhões de pessoas, 97% dos eleitores, estão inscritas nas seções eleitorais e poderão exercer o direito de votar, facultativo, até as 22h desta quinta-feira. Nos boletins de voto, os cidadãos com mais de 16 anos devem responder “sim” ou “não” à pergunta: “Deve a Escócia tornar-se um país independente?”.

Espera-se uma comparência em massa às urnas, com 80% de presença, o maior valor de sempre num país sem voto obrigatório. Há ainda quem já tenha votado por correio.

Encerrados dois anos e meio de campanha eleitoral, os resultados da decisão escocesa só serão conhecidos nas primeiras horas de sexta-feira. Segundo as últimas sondagens de intenção de voto feitas por três institutos – ICM, Opinium e Survation – os eleitores do "não", têm uma ligeira vantagem de quatro pontos percentuais.

Após 307 anos de união, cabe aos 500 mil indecisos acabar com o empate técnico e decidir o futuro do país.

Sim ou não? Perguntas e respostas sobre a independência escocesa