Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo francês recebe voto de confiança

16 set, 2014

Primeiro-ministro garante que reformar não é o mesmo que "destruir o nosso modelo social”. Oposição considera que o Governo tem os "dias contados".

Governo francês recebe voto de confiança

O Parlamento francês aprovou esta terça-feira uma moção de confiança ao Governo liderado pelo primeiro-ministro Manuel Valls.

O chefe do Governo de Paris garantiu na Assembleia Nacional que não vai aumentar os impostos e que o executivo está empenhado na redução da carga fiscal, numa primeira fase, para as empresas.

Manuel Valls falou também dos reformados, prometendo fazer uma actualização do valor das reformas mais baixas, que devem passar dos 792 euros para os 800 euros.

“Reformar não significa destruir o nosso modelo social”, salientou o primeiro-ministro francês.

A moção de confiança foi aprovada com 269 votos a favor e 244 contra. Um total de 32 deputados do Partido Socialista, no poder, optaram pela abstenção, em protesto contra o corte de 50 mil milhões de euros na despesa pública para os próximos três anos. 

A votação decorreu algumas semanas após uma remodelação governamental que afastou alguns ministros considerados “rebeldes”, que discordavam com as medidas de austeridade.

A oposição destacou as abstenções na bancada do Governo, prevendo dificuldades na aprovação de algumas das reformas mais polémicas.

“Isto é mais do que um aviso. Os dias deste Governo estão contados”, declarou Christian Jacob, líder da bancada parlamentar do UMP.