Emissão Renascença | Ouvir Online

Barack Obama anuncia plano de combate ao ébola

16 set, 2014

Os detalhes do plano proposto pelos Estados Unidos deverão ser revelados esta terça-feira, numa visita ao Centro de Controlo e Prevenção de Doenças do país, em Atlanta.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai pedir ao Congresso norte-americano 88 milhões de dólares (cerca de 67,8 milhões de euros) adicionais para ajudar a combater o vírus ébola na África Ocidental, avança, esta terça-feira, o jornal “The Wall Street Journal”.

Na Libéria, o país com maior número de casos, Obama tenciona criar 17 centros de tratamento, onde será dada formação a centenas de técnicos de saúde, e também um centro militar de controlo e coordenação do combate à doença, com cerca de três mil elementos.

Os detalhes do plano proposto pelos Estados Unidos deverão ser revelados esta terça-feira por Barack Obama, numa visita à sede principal dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças do país, em Atlanta.

Esta segunda-feira, em Bruxelas, o secretário de Estado da Cooperação, Campos Ferreira, afirmou que a comunidade internacional espera ter a epidemia de ébola controlada num prazo de seis meses.

A Comissão Europeia já contribuiu com quase 150 milhões de euros para ajudar os cinco países afectados pelo vírus do Ébola na África Ocidental: Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria, Nigéria e Senegal.

A epidemia já causou 2.296 mortes, a maioria na Libéria, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus