Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 700 imigrantes podem ter morrido no Mediterrâneo na última semana

15 set, 2014

Organização Internacional para as Migrações admite que pode ser um dos maiores desastres dos últimos anos.

Mais de 700 imigrantes podem ter morrido no Mediterrâneo na última semana

Mais de 700 pessoas podem ter morrido afogadas no Mediterrâneo, na última semana, quando tentavam chegar à Europa. Os números foram avançados esta segunda-feira pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

No incidente mais grave, pelo menos 500 imigrantes clandestinos, oriundos do Médio Oriente e do Norte de África, terão morrido por afogamento. Para já, estão oficialmente desaparecidos.

Tudo aconteceu na passada quinta-feira ao largo da ilha de Malta, quando a embarcação em que seguiam foi interceptada por um grupo de traficantes que ordenou a sua transferência para outro barco.

Face à recusa em proceder à mudança em alto mar, os traficantes abalroaram o barco onde estes imigrantes seguiam rumo à Europa e terão mesmo disparado contra vários indivíduos.

O caso só agora foi conhecido e divulgado pela Organização Internacional das Migrações, com base em relatos de sobreviventes. 

A OIM admite que se pode estar perante um dos maiores desastres dos últimos anos no Mediterrâneo.

Tendo em conta os dados da última semana, aumentou para cerca de três mil o número de pessoas que morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo desde o início do ano.