Emissão Renascença | Ouvir Online

Chui Sai-on reeleito chefe do Governo de Macau

31 ago, 2014

Fernando Chui Sai-on , 57 anos, natural de Macau e com formação feita nos Estados Unidos, foi reeleito para um mandato que o coloca a cumprir 20 anos na cúpula da cidade que foi portuguesa.

Chui Sai-on reeleito chefe do Governo de Macau

O chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai-on, foi reeleito no cargo, ao receber 380 votos dos 396 votantes do colégio eleitoral.

Candidato único, Chui Sai-on tinha a eleição assegurada, mas a lei eleitoral obriga à formalidade da votação pelos 400 elementos do colégio, representantes dos vários sectores da sociedade local.

Além dos 380 votos em Chui Sai-on, foram ainda registados 13 votos em branco e três nulos, sendo que quatro dos elementos da Comissão Eleitoral não execeram o seu direito de voto.

Fernando Chui Sai-on , 57 anos, natural de Macau e com formação feita nos Estados Unidos, foi reeleito para um mandato que o coloca a cumprir 20 anos na cúpula da cidade que foi portuguesa.

Depois de quase 10 anos como secretário dos Assuntos Sociais e Cultura - cargo que suspendeu para se candidatar ao posto de chefe do Governo - Chui Sai-on foi eleito a 26 de julho de 2009 como "terceiro líder" do Governo macaense, depois de Edmund Ho ter cumprido os dois primeiros mandatos, tantos quantos a lei permite.

Nos Estados Unidos onde se licenciou, o chefe do Governo de Macau licenciou-se em Gestão de Sanidade Urbana, prosseguindo estudos de mestrado e doutoramento em Gestão de Saúde Pública.

Habitação é prioridade máxima
No discurso de posse, Fernando Chui Sai-on apontou a reforma da Administração Pública como uma das áreas de maior atenção do seu Governo, depois de ter classificado a habitação como uma "prioridade das prioridades".

A intenção de reformar a máquina administrativa já tinha sido mencionada pelo Executivo, mas nunca foi concretizada.

"Esse é um dos trabalhos de prioridade no próximo ano, a simplificação na estrutura administrativa", disse Chui Sai-on.