Emissão Renascença | Ouvir Online

Há caras novas no topo União Europeia

30 ago, 2014

Polaco é o novo presidente do Conselho e italiana vai chefiar diplomacia.

Há caras novas no topo União Europeia
Os líderes europeus, reunidos este sábado em Bruxelas, nomearam o actual primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, para presidente do Conselho Europeu, e a chefe de diplomacia italiana, Federica Mogherini, para Alta Representante para os Negócios Estrangeiros. O ainda presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, elegeu três pontos como prioritários entre as tarefas dos novos líderes: a economia, a crise entre Ucrânia e Rússia e a definição do papel do Reino Unido na UE.

Os líderes europeus, reunidos este sábado em Bruxelas, nomearam o actual primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, para presidente do Conselho Europeu, e a chefe de diplomacia italiana, Federica Mogherini, para Alta Representante para os Negócios Estrangeiros. 
 
O anúncio foi feito pelo ainda presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, na sua conta da rede social Twitter, enquanto decorriam os trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, convocada para a atribuição dos altos cargos da União Europeia (UE) ainda em aberto e na qual participou o primeiro-ministro português, Passos Coelho.

Os trabalhos do Conselho Europeu foram interrompidos para uma conferência de imprensa conjunta de Van Rompuy, do seu sucessor, Donald Tusk, e de Federica Mogherini, sucessora da britânica Catherine Ashton como Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.

Tusk merece ser presidente do conselho europeu e a nomeação não se trata de nenhuma compensação, declarou Herman van Rompuy. “Donald Tusk é um dos primeiros-ministros da Europa com mais anos no cargo, um dos membros mais experientes do Conselho Europeu, tem o respeito de todos os colegas no Conselho Europeu. Por várias ocasiões, tive a oportunidade de trabalhar com ele durante seis anos, estive várias vezes em Varsóvia. Donald Tusk não é nenhuma compensação, merece o cargo porque ele é quem é”, afirmou o presidente cessante.

Na mesma conferência de imprensa, a nova Alta Representante para os Negócios Estrangeiros da UE destacou a sua experiência em questões europeias.

“Sou ministra dos Negócios Estrangeiros de um país do G7, já fui deputada em várias legislatura, há 20 anos que estou envolvida em questões europeias e na política externa e julgo que a experiência institucional é muito importante e eu tenho alguma. Mas também considero que a experiência que se adquire na política e no trabalho na sociedade civil também é válido e isso pode ser uma mais valia para o trabalho institucional, especialmente ao nível europeu”, declarou Federica Mogherini.

[notícia actualizada às 23h26]