Emissão Renascença | Ouvir Online

Rússia nega invasão da Ucrânia. “Parece tratar-se de um jogo de computador”

29 ago, 2014

Ministro russo nega tropas de Moscovo em território vizinho, mas a NATO diz não ter dúvidas e apresenta imagens.

A Rússia continua a negar que esteja a ocupar território ucraniano. Ainda esta sexta-feira o ministro russo dos Negócios Estrangeiros disse que as imagens que são mostradas internacionalmente pela NATO não passam de imagens de um jogo de computador.

“Desde o início deste conflito que nós temos sido os culpados de tudo. Por isso, não é a primeira vez que nós ouvimos todo o tipo de conjecturas. Até agora não foram apresentados quaisquer factos. São apenas mostradas imagens aéreas a mostrar as tropas russas, mas ao que parece tratar-se de um jogo de computador. É de lá que vêm as imagens”, disse Serguei Lavrov.

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, voltou a mostrar-se preocupado com as movimentações militares russas em território ucraniano.

“Apesar de Moscovo continuar a negar é agora bastante claro que as tropas russas e o seu armamento atravessaram de forma ilegal a fronteira para o leste e sudoeste da Ucrânia. Isto não é uma acção isolada mas faz parte um padrão bastante perigoso”, refere Rasmussen que, em Bruxelas, abriu as portas da Aliança Atlântica à Ucrânia.

Em Kiev, o primeiro-ministro ucraniano já pôs à consideração do parlamento a hipótese de adesão à NATO.

“O governo da Ucrânia gostava de perguntar ao parlamento se poderá analisar a hipótese da Ucrânia deixar de ser um pais não aliado e admitir a hipótese da Ucrânia passar a ser um país da NATO”, acrescenta.

Face à crise na Ucrânia, a Suécia decidiu esta tarde colocar em alerta todos os seus militares e diz estar a recolher informação secreta. Os militares suecos já estão no terreno numa operação conjunta com a Finlândia, na fronteira com a Rússia.