Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais um soldado russo capturado na Ucrânia

27 ago, 2014

Presidentes dos dois países estiveram reunidos esta terça-feira, mas no terreno a situação continua muito instável.

A Ucrânia confirmou que deteve mais um soldado russo no leste do país. A notícia, que está a ser avançada pela agência russa Interfax, indica que o rapaz, de 19 anos, confessou que estava a dar apoio militar aos rebeldes separatistas.

Também esta quarta-feira a chaceler alemã, Angela Merkel, disse que vai exigir explicações a Vladimir Putin sobre a presença de soldados russos em território ucraniano.

No telefonema que a chanceler alemã fez ao Presidente russo, Merkel lembrou a Vladimir Putin que tem a responsabilidade de vigiar as fronteiras russas.

Moscovo continua a negar o envio de armas para os separatistas que combatem no leste da Ucrânia, mas as autoridades de Kiev alegam que a Rússia está a lançar uma nova incursão militar na região.

Já na segunda-feira tinham sido capturados 10 soldados russos na Ucrânia.

Este desenvolvimento surge 24 horas depois de Putin e Poroshenko se terem reunido em Minsk.  As negociações foram “duras e complexas”, mas foi apresentado um "plano de paz" para voltar a estabilizar a região.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia têm estado muito tensas há vários meses desde que o Presidente Yanukovich, um pró-russo, deixou o poder em Kiev e agravou-se quando a região ucraniana da Crimeia aprovou em referendo a anexação à Rússia.