Emissão Renascença | Ouvir Online

Resgatados mais de 400 imigrantes no estreito de Gibraltar

12 ago, 2014

Polícia Marítima espanhola recolheu 49 embarcações insufláveis. A bordo também estavam 15 crianças.

Resgatados mais de 400 imigrantes no estreito de Gibraltar
As autoridades espanholas resgataram, esta terça-feira, 470 imigrantes subsaarianos, que tentavam atravessar o estreito de Gibraltar e chegar a Espanha. Viajavam a bordo de embarcações encontradas ao largo de Tarifa, no extremo sul da Península Ibérica.

Ao longo da manhã, foram retiradas do mar 49 embarcações insufláveis, com um total de 470 pessoas a bordo, incluindo 15 crianças, informou o serviço espanhol de salvamento marítimo.

Os imigrantes foram recebidos por elementos da Cruz Vermelha e agentes da Guarda Civil espanhola equipados com luvas de borracha e máscaras médicas, devido ao alerta internacional de contenção do ébola em África.

Segundo fontes da Cruz Vermelha em Tarifa, citadas pelo jornal El País, “os imigrantes estão bem de saúde e apenas apresentam alguns sintomas de hipotermia e tonturas, fruto da travessia”.

As pessoas resgatadas foram transferidas para o pavilhão polidesportivo municipal por falta de espaço no Centro de Internamento para Imigrantes da Ilha de Palomas, onde, nas últimas 72 horas, já entraram quase 500 pessoas provenientes da África subsariana.
 
Segundo a imprensa espanhola, trata-se do maior número de imigrantes em situação ilegal a chegar ao país em apenas um dia desde 2006.

Na segunda-feira, também foram interceptados 299 imigrantes em 31 embarcações que tentavam atravessar o estreito de Gibraltar.

Mais de 75.000 pessoas provenientes do norte de África atravessaram o mar Mediterrâneo para chegar a Espanha, Itália, Grécia e Malta, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Cerca de 800 pessoas morreram.