Emissão Renascença | Ouvir Online

Líbia

Mais 36 mortes em Benghazi e 23 em Tripoli

27 jul, 2014

Violência entre forças governamentais e militantes islamitas intensificou-se na noite de sábado e já na manhã deste domingo.

Pelo menos 36 pessoas morreram em confrontos, ocorridos na noite de sábado e já na manhã deste domingo, na cidade Benghazi.

Os confrontos opuseram forças governamentais e militantes islamitas.

Na capital do país, Tripoli, outras 23 pessoas, todas de nacionalidade egípcia, morreram quando um "rocket" atingiu a casa onde residiam.

Nas duas últimas semanas, os confrontos na Líbia agravaram-se, sendo já considerados como os mais graves desde a queda e morte do ex-Presidente Muammar Kadafi, em 2011.

Com o Governo central incapaz de impor a ordem, duas milicias rivais trocam "rocket"s e tiros de artilharia pesada em Tripoli, enquanto as forças especiais tentam dispersar os militantes islâmicos que se instalaram nos arredores de Benghazi.

Estados Unidos, Nações Unidas e Turquia já retiraram os seus diplomatas do país. Por sua vez, o pessoal britânico que estava em retirada da embaixada foi atacado durante a viagem, já fora da capital, sem, contudo, que tenha havido feridos.