Emissão Renascença | Ouvir Online

Comunidade internacional pede prolongamento do cessar-fogo em Gaza

26 jul, 2014

Nações Unidas referem que a trégua humanitária está a ser cumprida, mas descrevem um ambiente de medo nas ruas de Gaza.

Comunidade internacional pede prolongamento do cessar-fogo em Gaza

A comunidade internacional reunida em Paris pede um prolongamento do cessr-fogo na Faixa de Gaza. Israelitas e palestinianos acordaram em calar as armas durante 12 horas, até às 18h00 deste sábado. A poucas horas do fim desse prazo, os representantes de vários países pedem o prolongamento da trégua humanitária.

As horas de acalmia têm sido aproveitadas para prestar auxílio aos feridos e para procurar reabastecimento de bens essenciais.

“Há mais de 160 mil pessoas acolhidas em 83 abrigos das Nações Unidas ao longo da faixa de Gaza. Estamos a aproveitar as tréguas para armazenar o máximo possível: alimentos, água, cobertores, colchões e tudo o que as pessoas precisam nos abrigos”, descreve o porta-voz das Nações Unidas em Gaza, Christopher Gunness.

Nestas declarações à Renascença, Chris Guness refere que a trégua está a ser cumprida mas, nas ruas de Gaza, vive-se um ambiente de medo. “No geral, as pessoas estão aterrorizadas e traumatizadas, por isso, ficam connosco. Mas há pessoas que querem sair e nós não podemos travá-las mas é muito perigoso”, acrescenta.

De acordo com as autoridades palestinianas, desde as 8h00 já foram encontrados 85 corpos, fazendo subir 985 o número de vítimas mortais, só do lado palestiniano.

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?