Emissão Renascença | Ouvir Online

Explosão de duas bombas faz 50 mortos na Nigéria

23 jul, 2014

Pelo menos uma das bombas pretendia atingir o líder religioso Dahiru Bauchi, opositor ao grupo radical Boko Haram.

A cidade de Kaduna, no norte da Nigéria, foi abalada pela explosão de duas bombas que provocaram pelo menos 50 mortos, disse à agência Reuters um funcionário da Cruz Vermelha que estava no local.

A primeira provocou 32 mortos no centro da cidade e pretendia atingir Dahiru Bauchi, um líder religioso muçulmano opositor ao grupo radical Boko Haram. A segunda bomba explodiu num movimentado mercado da cidade.

A responsabilidade pelos ataques ainda não foi reivindicada, mas suspeita-se que a autoria seja do grupo extremista Boko Haram, que, nos últimos três meses, levou a cabo vários atentados na mesma região.

"Aparentemente trata-se de um atentado suicida dirigido à coluna onde seguia o xeque Dahiru Bauchi", que terá escapado ileso, declarou à agência AFP o chefe da polícia de Kaduna, Umar Shehu.

Dahiru Bauchi condenou a rebelião de Boko Haram e o grupo acusou o líder religioso muçulmano de trair a sua fé ao submeter-se à autoridade de um Governo secular e dirigido por um cristão, o Presidente Goodluck Jonathan.

Perguntas e respostas sobre o Boko Haram