Emissão Renascença | Ouvir Online

Caixas negras do avião da Malaysia Airlines chegaram ao Reino Unido

23 jul, 2014

Os registos sonoros do avião abatido no leste da Ucrânia vão ser analisadas por um laboratório britânico.

As caixas negras do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que na passada quinta-feira caiu na Ucrânia, chegaram ao Reino Unido, para onde foram levadas sob supervisão da Organização da Aviação Civil Internacional.

A informação foi avançada esta quarta-feira pela comissão de investigação do Governo ucraniano, através das redes sociais.

As caixas negras do avião foram entregues pelos separatistas pró-russos a especialistas enviados pelo Governo da Malásia na noite de segunda-feira e vão agora ser analisadas por um laboratório britânico. Posteriormente, os registos serão ainda examinados por investigadores internacionais.

Um porta-voz do departamento de Transportes britânico confirmou a recepção das duas caixas, e referiu que a transferência de dados de cada uma demora cerca de 24 horas, não sabendo dizer se o “download” dos dois registos pode ou não ser feito em simultâneo.

Os dispositivos gravam um registo sonoro dos acontecimentos técnicos do voo, além das conversas das tripulações, pelo que podem ser determinantes para saber o que aconteceu ao voo MH17.

O ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, salientou ainda que a decisão de enviar as caixas negras para Inglaterra partiu da equipa de investigação ao acidente, liderada pelos holandeses.

A Holanda cumpre esta quarta-feira um dia de luto nacional pelas vítimas do avião da Malaysia Airlines que caiu na passada quinta-feira na Ucrânia. A bordo seguiam 298 pessoas, entre as quais 193 cidadãos holandeses. 

Ainda pode haver corpos nos destroços
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, disse esta quarta-feira que o número de corpos retirados dos destroços do voo MH17 ainda é não é claro e que alguns ainda estarão no local.

“Com base na inspecção do comboio em Kharkiv não sabemos dizer quantos corpos temos. É possível que muitos continuem a céu aberto, em pleno verão europeu, expostos ao calor e a animais”, alertou Tony Abbott.

O comboio com cinco vagões frigoríficos que transportavam cerca de 200 corpos chegou terça-feira a Kharkiv, uma cidade ucraniana sob domínio do governo de Kiev. Os primeiros restos mortais das vítimas devem chegar à Holanda esta quarta-feira, por via aérea, por volta das 15h00.