Emissão Renascença | Ouvir Online

Separatistas terão abatido o avião "por engano"

23 jul, 2014

Serviços de informação norte-americanos admitem que os rebeldes do Leste da Ucrânia não se aperceberam que se tratava de um voo civil.

Separatistas terão abatido o avião "por engano"

Os Estados Unidos acreditam que os separatistas do Leste da Ucrânia terão abatido o avião da Malaysia Airlines “por engano”, disse fonte dos serviços de informação à agência Reuters.

De acordo com a mesma fonte, que falou sob condição de anonimato, os rebeldes não se aperceberam que se tratava de um voo civil e dispararam um míssil SA-11, de fabrico russo.

Os serviços de informação norte-americanos consideram que esta “é a explicação mais plausível” para a tragédia de quinta-feira passada, que provocou a morte às 298 pessoas que seguiam no voo MH17, que ligava Amsterdão a Kuala Lumpur.

A convicção do governo de Washington  é suportada em comunicações interceptadas entre separatistas pró-russos, cuja veracidade já foi confirmada, e provas recolhidas nas redes sociais.

Numa das conversas, um rebelde gabou-se inicialmente de ter abatido um avião de transporte, mas depois admitiu que poderia ter cometido um erro, adiantou a fonte citada pela agência Reuters.

A Comissão Europeia vai apresentar já na próxima quinta-feira uma proposta de sanções económicas a aplicar à Rússia caso este país continue a apoiar os separatistas no Leste da Ucrânia e a entravar a investigação à queda do avião das linhas aéreas da Malásia.